"O Dia do Samba"

04/04/2013 03:35

O dia do Samba foi instituído após o 1º congresso Nacional do Samba, realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 28 de novembro ao dia 02 de dezembro de 1962, a data do término do congresso não foi escolhida por acaso é que foi no dia 02 de dezembro de 1917 que João da Baiana gravou o primeiro samba, com o nome de “Pelo Telefone”, samba este que foi composto por Ernesto dos Santos, mas conhecido como “Donga”. 
Neste congresso foi aprovada a Carta do Samba, elaborada pelo jornalista e escritor “Edison Carneiro”. Dentro de suas propostas, destacamos o seguinte: O samba tem seu embrião no Continente Africano, que veio dentro do peito e n’alma dos negros para cá trazidos como escravos.

Foi dos lamentos das senzalas que o Samba foi tomando forma e foi se enraizando por todo Brasil, sendo que hoje, seus compositores a exemplo de Donga, se sintam homenageados e junto com eles o povo brasileiro, que fazem do Samba á expressão máxima do nosso país em forma de musica e dança. 

Já em São Paulo, o Dia do Samba passou a ser oficial em 1998, graças ao projeto do Vereador Antonio Goulart, transformado em Lei nº 12.684, de 29 de junho de 1998, sancionado pelo então prefeito Celso Pitta, que em conformidade com o inciso I do artigo 84 da resolução nº 02/91 da câmera Municipal de São Paulo. A SABER:

"Fica instituído, no âmbito municipal, o dia do samba a ser comemorado anualmente no dia 02 de dezembro, passando a integrar oficialmente o calendário oficial da cidade de São Paulo. Com isto fica estabelecido que as despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotação orçamentária própria. A lei nº 12.684 foi regulamentada em 02 de dezembro de 1.999, por meio de decreto nº 38.728."